Estudantes do Internato da Santa Casa de Jahu apresentam Trabalhos Científicos em Congresso de Emergências
Estudantes de internato da Santa Casa de Jahu participaram do 5º Congresso de Emergências do Adulto e da Criança, realizado no último final de semana em Botucatu, onde apresentaram trabalhos científicos que ressaltam a importância do aprimoramento no atendimento emergencial. O evento, organizado por alunos, residentes e professores da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), pertencente à UNESP, reuniu profissionais da saúde para a difusão de conhecimentos e temas essenciais à área de emergências.
Com o objetivo de promover a troca de informações entre alunos de graduação, residentes e médicos, a programação do congresso incluiu palestras, mesas-redondas e encontros sobre emergências médicas em adultos e crianças. Esses momentos foram enriquecidos pela participação de especialistas de diferentes áreas da saúde.
Representando a Santa Casa de Jahu, as estudantes Camila Suemi Nakamura, Raquel Borges de Freitas Lopes, Maria Beatriz Silva Leonel, Beatriz Carvalho Encinas, Maria Eduarda Perez Ignatius, Layne Senhorini Dutra e Paloma Gadani Monteiro apresentaram os trabalhos "Meningoencefalite Tuberculosa em lactente" e "Pneumonia adquirida na comunidade complicada", ambos orientados pela Dra. Ana Paula Bernardi Longhi, médica responsável pelo setor de Pediatria e Pronto-Socorro Infantil da Santa Casa de Jahu.
As alunas, que cursam medicina na Unoeste e Funepe, destacaram casos de complexidade e importância para o atendimento emergencial, evidenciando como o conhecimento aprofundado pode salvar vidas e aprimorar a assistência na área de saúde.
Lá, as alunas tiveram a oportunidade de trocar conhecimento com médicos experientes que ajudaram a organizar o congresso e palestraram no evento, como a Dra. Joelma Gonçalves Marin, vice-presidente do Departamento de Emergências da SPSP (Sociedade de Pediatria de São Paulo) e docente do Departamento de Pediatria da FMB - Unesp, assim como o Dr. João Carlos Batista Santana, pediatra intensivista e emergencista, professor da Faculdade de Medicina da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e chefe da unidade de emergência pediátrica de Porto Alegre (RS).
Para a Santa Casa de Jahu, a participação dos estudantes em eventos como esse não só promove o desenvolvimento profissional dos futuros médicos, como também representa um ganho para a saúde e o atendimento da população de Jaú e região, ampliando a qualidade e eficiência dos serviços emergenciais prestados.