Notícias

Cápsula do tempo da Santa Casa de Jahu é entregue e marca etapa simbólica do projeto histórico

 

A cápsula do tempo da Santa Casa de Jahu já está pronta. O recipiente, que será selado no dia 8 de julho e aberto apenas em 2093, no bicentenário da instituição, foi entregue essa semana no hospital e apresentado à mesa diretora da Santa Casa. A cápsula será instalada em frente ao Prédio Histórico, ao lado do monumento do centenário da Irmandade de Misericórdia do Jahu que está em processo final de reconstrução.

 

Produzida em aço inox e com interior selado, a cápsula tem capacidade para aproximadamente 85 litros, sendo um cubo com medidas internas iguais de 44cm. Nela serão guardados objetos escolhidos com cuidado para representar o presente e enviar uma mensagem às futuras gerações.

 

Projetos como esse já inspiraram o mundo em diferentes épocas. Em 1939, durante a Feira Mundial de Nova York, foi criada uma das cápsulas mais famosas da história, a Westinghouse Time Capsule, que deverá ser aberta apenas no ano 6939. No Brasil, há a cápsula do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, que deverá ser aberta em 2072, no 250º aniversário da Independência do Brasil.

 

A Santa Casa de Jahu faz algo simples, mas cheio de sentido. A cápsula vai guardar um pouco do nosso tempo para que, lá na frente, outras pessoas possam conhecer e entender como vivíamos agora. "Estamos deixando um testemunho para o futuro, um gesto que conecta as pessoas de hoje com aquelas que virão. É uma forma de dizer que acreditamos na continuidade desta missão", destacou o provedor Alcides Bernardi Júnior, ao lado da mesa diretora.

 

A cerimônia de lacre será aberta à população, até lá, a curadoria dos objetos segue em andamento, envolvendo diferentes setores da Santa Casa e da sociedade jauense.

 

Data: 8 de julho de 2025
Horário: 9h
Local: Missa na Capela Nossa da Glória e na sequência cerimônia em frente ao Prédio Histórico na Santa Casa de Jahu.

 

 

site capsula2 publicacao santa casa