Com UTIs lotadas, Santa Casa aluga respiradores e aciona Central de Vagas do estado
A Santa Casa de Jahu enfrenta um momento de alta pressão no atendimento. Os leitos de UTI, tanto adulto quanto infantil, estão completamente ocupados, reflexo do aumento expressivo dos casos de gripe/problemas respiratórios nas últimas semanas.
Diante desse cenário, o hospital acionou a Cross – Central Reguladora de Ofertas de Serviços de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde – para posicionar a DRS de Bauru sobre a superlotação dos leitos de UTI. Além disso, foi necessário alugar respiradores para conseguir atender a demanda crescente por suporte respiratório.
Nesta quarta-feira (28), a UTI Adulto opera com 100% da capacidade de 34 leitos e ainda há 11 pacientes aguardando vagas. Já a UTI Neonatal e Pediátrica de 9 leitos, opera com 167% de ocupação (15 leitos), utilizando leitos particulares para pacientes SUS. No ano, o hospital realizou mais de 44.800 atendimentos SUS no Pronto-Socorro adulto e infantil.
O aumento dos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) tem pressionado não só as UTI´s, mas toda a estrutura hospitalar. Segundo o infectologista da Santa Casa, Dr. Daniel Elias de Oliveira, é importante buscar o local de atendimento mais adequado para cada caso. Casos mais leves, com sintomas de coriza e espirro, podem ser acompanhados nas Unidades Básicas de Saúde. Já nos casos em que há febre persistente associada a falta de ar, a recomendação é procurar imediatamente o Pronto-Socorro.
Uma das principais ferramentas de prevenção continua sendo a vacinação contra a Influenza, que segue disponível, gratuitamente, para toda a população. Proteger-se é também uma forma de ajudar o sistema de saúde a atravessar esse período de maior demanda.